O projeto institucional submetido ao Programa de Incentivo às Atividades Técnico-Administrativas na UERJ (Protec), é coordenado pela pedagoga Alexsandra Barbosa do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LATIC) do Departamento de Desenvolvimento Acadêmico e Projetos de Inovação (DAPI), com a participação da pedagoga Caren Regis atual diretora do Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica (DEP), pelo assistente administrativo Bruno Oliveira do Departamento de Políticas e Ações em Educação a Distância (DPAED) todos pertencentes à Pró-reitoria de Graduação (PR1) e pelo analista de sistemas Wigberto Júnior da Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação da UERJ (DGTI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O LaTIC possui como missão fomentar a utilização das tecnologias na UERJ e para isso, utiliza de artefatos tecnológicos que propiciam a interação e objetivam uma participação mais eficaz que articula seu público interno com o externo, publicando e disseminando informações relevantes que envolvem a universidade. Nesse sentido, para cumprir tal demanda o laboratório desenvolve projetos que visam aproximar os conhecimentos e as vivências acadêmicas ao cotidiano vivenciado pelos alunos. Os referidos projetos realizados pelo LaTIC envolvem a utilização de sites, blogs e redes sociais para compartilhamento dos relatos de experiências.
Esses relatos de experiência são recebidos nos mais variados formatos, em textos, imagens e vídeos gravados pelo LaTIC com os participantes e depois compartilhados com toda a comunidade interna e externa por meio de um blog, do youtube e de redes sociais, instagram e facebook.
O projeto proposto pelo LaTIC, que é uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da PR1, tem inspiração no projeto cadastrado no Departamento de Estágios e Bolsas (Cetreina/PR-1) “Uerjianos pelo mundo: compartilhando experiências de intercâmbios e estágios dentro e fora da universidade”, que iniciou buscando relatos de experiência apenas de estudantes da graduação da Uerj fora do Brasil, estudantes de fora estudando na Uerj e as experiências de estudantes da Uerj em estágios dentro da própria universidade e fora dela. Inclusive, recebemos em 2018 o Prêmio da Graduação Fernando Sgarbi Lima (1o lugar na modalidade Estágio Interno Complementar) e agora, inspirados nessa experiência, temos a intenção de criar o projeto para estudo com egressos que estamos intitulando “Uerjianos pelo mundo: um estudo com egressos para a avaliação institucional” com uma proposta diferenciada, maior e mais robusta.
Tudo isso levando em consideração que há na universidade a necessidade de termos um estudo com os egressos por parte da Pró-reitoria de graduação que colabore para que sejam feitas avaliações institucionais e para que se pense e repense os currículos na UERJ, o LaTIC em conjunto com o DEP, que é o departamento que busca reafirmar seu papel de assessor pedagógico das Unidades Acadêmicas, bem como implementar um acompanhamento mais sistemático da trajetória acadêmica dos estudantes, levantaram essa problemática, identificando essa necessidade de se pensar em ações por meio do projeto Protec que colaborassem para a concretização deste estudo.
Diante de tal contexto que norteou a proposta, podemos também afirmar que é no dia a dia que os praticantes culturais (CERTEAU, 2014), criam e recriam, suas habilidades, astúcias e táticas, Certeau (2014) afirma que a “tática é a arte do fraco” (p. 95), ela “joga com o terreno que lhe é imposto (…) a tática é movimento por “dentro do campo de visão do inimigo”, como dizia von Bullow, e no espaço por ele controlado” (p. 94), que lhes possibilitam contornar algumas dificuldades e desafios que emergem nesses ‘espaçostempos’, neste caso aqui entendido como praticantes culturais os técnico-administrativos e todos envolvidos no projeto.
Pois são a partir desses desafios do nosso ambiente de trabalho cotidiano que surgem nossos dilemas, inquietações e algumas das questões iniciais que provocaram a escrita deste projeto, tais como:
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- Como as avaliações institucionais da UERJ podem ser criadas e compartilhadas a partir do estudo com os egressos?
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- Quais os saberes produzidos no cotidiano dos egressos a partir do currículo que foi vivenciado na universidade?
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- Onde e como tem se dado a atuação dos egressos no mercado de trabalho?
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- A partir dos egressos é possível mapearmos o impacto da contribuição da Uerj na formação qualificada de profissionais atuantes nos mais diversos campos de trabalho na sociedade?
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- Como as experiências compartilhadas pelos egressos podem colaborar para que repensemos o currículo na universidade?
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- Como a produção de materiais audiovisuais como Recursos Educacionais Abertos podem colaborar para a produção de outros currículos?
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- Como o compartilhamento por meio das tecnologias digitais dos estudos com os egressos pode colaborar com os candidatos e ingressantes na UERJ?
Diante dessa contextualização, cenário, desafios, dilemas e necessidades aqui apresentados e com a participação colaborativa de servidores técnico-administrativos de departamentos variados da PR1 e DGTI, apresentamos o projeto “ Uerjianos pelo mundo: um estudo com egressos para a avaliação institucional” (Edital PROTEC Nº 01/2022).