INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: VIVENCIANDO A FORMAÇÃO DOCENTE

Maria de Fátima Teixeira Gomes

Resumo


O projeto Prodocência “Interação Universidade-Escola: vivenciando a formação docente”, desenvolvido no período de 2011 a 2013, envolveu treze escolas públicas de Educação Básica e estudantes e docentes de seis cursos de Licenciatura da UERJ: Matemática (FEBF), Arte (IART), Física (IFADT), Química (QUI), Português-Literaturas (ILE) e Português-Espanhol (ILE). Os principais objetivos do Projeto foram: Investigar, planejar, elaborar e aplicar recursos didáticos; constituir Laboratórios de Ensino e estabelecer parcerias entre as escolas e a UERJ, visando propiciar vivências de campo no Estágio Supervisionado e promover a formação continuada de professores. Dentre os produtos do Projeto, destacamos os resultados dos processos de avaliação dos Cursos, os materiais pedagógicos desenvolvidos (estratégias e sequências didáticas, jogos, kits para experimentos, etc.) e as produções bibliográficas. Ressaltamos a importância da realização de oficinas e seminários para a consolidação do Projeto.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-3618 [eletrônico]
Aproximando, uma publicação eletrônica da Sub-Reitoria de Graduação da UERJ, gerenciada pelo LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação. UDT - Unidade de Desenvolvimento Tecnológico que pertence a COPEI - Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação /Rua: São Francisco Xavier, 524, Andar Térreo - Bloco F - Sala T032 / Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - Cep 20550-900