HORTA ESCOLAR: CULTIVANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS

Anderson Luiz Klein Kher, Anderson dos Santos Portugal

Resumo


Este trabalho apresenta a pesquisa com estudantes do sexto ano do ensino fundamental (turma 603) do Colégio Estadual Carlos Maria Marchon (CECMM) e também com a comunidade de Lumiar, quinto distrito de Nova Friburgo, RJ. A pesquisa teve como premissa organizar atividades no contexto da horta escolar, visando contribuir para o aprendizado em Ciências Naturais, Educação Ambiental e Educação Alimentar. Para conhecer os entendimentos sobre tais temáticas buscou-se organizar atividades que envolvessem tanto a turma pesquisada, como a comunidade local. Além da pesquisa de campo foram realizadas pesquisas bibliográficas para corroborar as experiências vividas. Ao final da pesquisa concluiu-se que as atividades na horta escolar podem dinamizar e implementar o ensino-aprendizagem em Ciências Naturais, Educação Ambiental e Educação Alimentar, além de contribuir para que o conhecimento da comunidade local seja inserido no contexto escolar, havendo maior interação entre ambos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-3618 [eletrônico]
Aproximando, uma publicação eletrônica da Sub-Reitoria de Graduação da UERJ, gerenciada pelo LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação. UDT - Unidade de Desenvolvimento Tecnológico que pertence a COPEI - Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação /Rua: São Francisco Xavier, 524, Andar Térreo - Bloco F - Sala T032 / Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - Cep 20550-900