ESTUDO, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Juliane Barros da Silva, Magui Aparecida Vallim

Resumo


Visando facilitar o processo ensino-aprendizagem fazendo-o de forma dinâmica e prazerosa, este projeto visou à elaboração e confecção de jogos e modelos pedagógicos. Neste contexto, foram criados e aperfeiçoados dois jogos pedagógicos e um modelo didático interativo voltado para o ensino de biologia. O primeiro trabalho desenvolvido foi um jogo pedagógico intitulado “Decifrando o Código Genético”, que aborda os conteúdos ácidos nucléicos e código genético; o segundo trabalho é um modelo didático que simula a divisão celular através dos processos de mitose e meiose; o terceiro trabalho é um jogo pedagógico intitulado “Jogo dos Biomas Brasileiros”. Após a utilização e avaliação dos materiais desenvolvidos, concluímos que estes demonstraram ser excelentes recursos lúdicos capazes de motivar e promover um ambiente facilitador do processo de ensino-aprendizagem.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-3618 [eletrônico]
Aproximando, uma publicação eletrônica da Sub-Reitoria de Graduação da UERJ, gerenciada pelo LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação. UDT - Unidade de Desenvolvimento Tecnológico que pertence a COPEI - Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação /Rua: São Francisco Xavier, 524, Andar Térreo - Bloco F - Sala T032 / Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - Cep 20550-900