GUIA PARA A TRILHA ADAPTADA DO PARNA TIJUCA: UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Renata Maia Ribeiro de Barros Braga, Erika Winagraski, Andréa Espinola de Siqueira

Resumo


O objetivo desse trabalho foi apresentar um roteiro multidisciplinar para o Caminho Dom Pedro Augusto, que auxilie professores da Educação Básica no aproveitamento desse espaço. Através de sugestões de abordagem e utilização dos elementos encontrados ao longo do percurso, o professor pode atuar como mediador entre o aluno e os conhecimentos a serem desenvolvidos. O Parque Nacional da Tijuca é uma Unidade de Conservação de grande relevância para a cidade do Rio de Janeiro, por desempenhar diversas funções que variam desde serviços ambientais até o destaque como atrativo turístico, constituindo-se a mais visitada do Brasil. Como espaço não formal de ensino, o Parque apresenta muitas possibilidades de abordagem multidisciplinar que podem ser exploradas pela Educação Básica. O Caminho Dom Pedro Augusto, reestruturado para permitir o acesso de pessoas com necessidades especiais, possibilita o contato direto dessa parcela populacional com elementos característicos da Mata Atlântica, constituindo um exemplo, para outras UC, de iniciativa destinada à inclusão. A trilha possui muitos recursos capazes de ilustrar conceitos das disciplinas de Ciências e Biologia, bem como desenvolver assuntos ligados às disciplinas de História e Artes. Dessa forma, a trilha representa um importante instrumento de intervenção didática multidisciplinar e diante dos elementos e características que a compõem, oferece a oportunidade de realização de aulas fora da Instituição Escolar, sob a perspectiva da Educação Inclusiva. Destacam-se, nas abordagens propostas, a valorização das características perceptíveis às pessoas com necessidades especiais, a descrição dos elementos históricos e artísticos presentes na trilha, reiterando o caráter multidisciplinar do guia, e o estímulo a uma abordagem contextualizada na história do próprio Parque.


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