NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA (NEEI/UERJ) – APRENDIZAGEM E SABERES CONDUZIDOS ALÉM DOS MUROS ACADÊMICOS

Paula Gabriela Paiva Fernandes da Silva, Edicléa Mascarenhas Fernandes

Resumo


Este estudo descreve as atividades do Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NEEI/UERJ) e as práticas educacionais vivenciadas durante o aprendizado na bolsa de Iniciação à Docência:Recursos, Adaptações e Tecnologias Assistivas para Educandos com Necessidades Especiais. Os saberes aprendidos não ficam restritos somente ao espaço universitário. Cabe ao bolsista a promoção de Oficinas de Recursos de Tecnologia Assistiva (ORTAS) aos discentes da disciplina Pratica Pedagógica em Educação Inclusiva, em que a teoria e prática pedagógica se entrelaçam em prol da formação inicial docente e também parcerias em espaços não-formais como o Curso de Informática sobre os leitores de tela DOSVOX e NVDA destinados as pessoas com deficiência visual.

Palavras-chaves: Formação Docente, Inclusão, Tecnologia Assistiva, Extensão.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-3618 [eletrônico]
Aproximando, uma publicação eletrônica da Sub-Reitoria de Graduação da UERJ, gerenciada pelo LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação. UDT - Unidade de Desenvolvimento Tecnológico que pertence a COPEI - Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação /Rua: São Francisco Xavier, 524, Andar Térreo - Bloco F - Sala T032 / Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - Cep 20550-900