A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE DESEJAMOS: REFLEXÕES A PARTIR DOS PADRÕES ARQUETÍPICOS NO ENSINO

Delba Maria Conceição Lopes

Resumo


Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as experiências escolares da autora e a escola que deseja construir como futura profissional do ensino, principalmente a partir da contribuição da psicologia analítica e de seu estudo sobre padrões arquetípicos de ensino. Essa reflexão foi possível devido a sua participação em um grupo de pesquisa que valoriza a escrita de si e a autoria, pois tem como um dos seus fundamentos teórico-metodológicos a abordagem (auto) biográfica. Dessa forma, como bolsista e pesquisadora, foi convidada a escrever sobre as suas experiências educativas e a relacioná-las com as teorias estudadas, percebendo a singularidade e ao mesmo tempo a sua pertença a um contexto educativo, histórico, social e planetário, tal como destaca a teoria da complexidade, outra contribuição importante desta investigação.

Palavras-chave: investigação (auto)biográfica; padrões arquetípicos de ensino; complexidade.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-3618 [eletrônico]
Aproximando, uma publicação eletrônica da Sub-Reitoria de Graduação da UERJ, gerenciada pelo LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação. UDT - Unidade de Desenvolvimento Tecnológico que pertence a COPEI - Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro / LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação /Rua: São Francisco Xavier, 524, Andar Térreo - Bloco F - Sala T032 / Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - Cep 20550-900