EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO

Bárbara Cristina Morelli Costa de Souza, Ana Cléa Moreira Ayres

Resumo


Desde a década de 1960 que o ensino de Ciências tem como um de seus objetivos a formação para a cidadania. Considerando a realidade educacional atual, de expansão do acesso e permanência na escola, torna-se fundamental que esta disciplina também se adeque às exigências da Lei 10.639/2003, no sentido de relacionar os conteúdos abordados à temática da cultura africana e afro-brasileira, tornado a disciplina mais significativa para o público que frequenta a escola, principalmente a pública, que é majoritariamente negro, e também colaborar com o combate ao racismo. Neste estudo procuramos identificar se e como os professores de Ciências e Biologia estão abordando questões étnico-raciais em suas aulas. Os dados nos permitem dizer que os professores ainda possuem dificuldades para trabalhar com este tema, o que indica a necessidade de sua inclusão nos processos de formação inicial e continuada de professores, além de incremento das pesquisas na área.

Palavras-chaves: Questões étnico-raciais; Educação em Ciências; Professores de Ciências.

 


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