Projeto Político Pedagógico

FHPS - Formação Histórica e Política de Estudantes Universitários da Área da Saúde

Resumo


Projeto Político Pedagógico

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro Biomédico – Faculdade de Enfermagem

Formação Histórica e Política de Estudantes Universitários da Área da Saúde

 

O Curso para a formação histórica e política de estudantes universitários da área da saúde é uma iniciativa dirigida aos estudantes de graduação das ciências da saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras, além de estudantes de pós-graduação, de cursos técnicos, participantes de movimentos sociais e de trabalhadores, interessados nas atividades de extensão universitária de caráter popular com ênfase na história da luta pelos direitos sociais no Brasil e na participação popular no sistema único de saúde (SUS).

 

O Curso é coordenado pela Faculdade de Enfermagem da UERJ, em cooperação com Instituições de ensino Superior (IES) parceiras, como uma das ações do convênio com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).

 

1 - Caráter do Curso. 

Modalidade: semipresencial na modalidade de extensão universitária.

Carga horária: 60 horas. A carga horária total do curso será de 60 (sessenta) horas, integrada de atividades teóricas e práticas, com momentos presenciais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), assim distribuídos: 12 (doze) horas presenciais e 48 (quarenta e oito) horas no AVA.

Período do Curso: setembro a novembro de 2014.

Vagas: O Curso oferecerá um total de aproximadamente 1.000 (mil) vagas, distribuídas entre as IES conforme listagem a ser divulgada.

Turmas: Cada turma contará com a participação de 20 (vinte) estudantes de graduação da área da saúde.

2 - Projeto pedagógico.

Objetivo geral

Iniciar o estudo da sociedade em que vivemos, com vistas à sensibilização e compreensão, pelo estudante e profissional, do contexto das políticas e da luta pelo direito social e o SUS.

 

Programa

programa do curso compõe-se dos seguintes módulos:

Módulo 1 - Universidade e mudança social: O que é sociedade?

Módulo 2 - Capitalismo e saúde.

Módulo 3 - Capitalismo, luta sociais e saúde no Brasil

Metodologia

O que se busca nesse processo pedagógico caracterizado pela dialética prática-teoria-prática é desenvolver a autonomia de pensamento, o interesse de pesquisa e a reflexão crítica, tanto individual quanto e como coletivamente, sobre os contextos e processos de vida na sociedade nos quais os estudantes estão inseridos.

Partir da prática vivenciada pelos estudantes, problematizando-a e interpretando-a, de modo a retomar esta prática de modo compreensivo significa considerar a inserção dos estudantes na instituição universitária nas suas motivações e expectativas, apreender o papel desta instituição na sociedade no contexto atual, levando em conta as contradições que movem esta sociedade e os interesses em disputa no seu interior, bem como as representações e teorias que se propõem a construir uma visão acerca desta mesma sociedade.

A organização do curso sob a forma modular considera três grandes temas geradores – educação, trabalho e saúde – que expressam a apreensão e a problematização da prática de inserção dos estudantes envolvidos no curso de iniciação ao estudo da sociedade brasileira.

Do ponto de vista didático-pedagógico, a dialética prática-teoria–prática será encaminhada em aulas presenciais e no ambiente virtual de aprendizagem, considerando:

a)   o questionamento, reflexão e debate sobre a prática de inserção dos estudantes em momentos presenciais;

b) a sistematização desse momento de modo teórico-conceitual nas aulas estruturadas no AVA;

c) a realização de exercícios individuais para aprendizagem no ambiente virtual;

d) a discussão dos conteúdos, exercícios e questões por meio dos fóruns de discussão no AVA e na Fan Page;

e) a elaboração de um trabalho final que expresse, individual e coletivamente, por turmas, o que e como se aprendeu.

Operacionalização - Do ponto de vista didático-pedagógico o Curso será realizado de modo descentralizado nas IES nos estados, com momentos de integração nacional para construção do projeto político pedagógico, acompanhamento, avaliação processual e efetivação da formação. Trata-se de um processo mais adequado à dimensão nacional do Curso, permitindo a participação mais ampla dos alunos e professores/mediadores, assim como a pluralidade de abordagens no estudo e sistematização dos temas.

O deslocamento para as atividades presenciais na IES será por conta própria de cada estudante.

Cada módulo do curso conta uma ementa: objetivos, programa de estudo com as aulas, recursos didáticos/material de apoio, exercícios/atividades e Fóruns de discussão, carga horária e professores/mediadores responsáveis.

 

Programa dos módulos do Curso 

 

Módulo / Aula

Modalidade da aula

Módulo 1 – Universidade e mudança social: O que é sociedade?

Aula 1 - Universidade e mudança social

Presencial

Aulas 2 Universidade e sociedade

Ambiente virtual

Aula 3 - Sociedade e pensamento social

Ambiente virtual

Fórum de discussão temático

Ambiente virtual

Módulo 2 – Capitalismo e saúde

Aulas 1- Capitalismo: como se desenvolve e se transforma

Ambiente virtual

Aula 2 – Desigualdade social e saúde

Ambiente virtual

Fórum de discussão temático

Ambiente virtual

Módulo 3– Capitalismo, luta sociais e saúde no Brasil

Aula 1 – Mercado de trabalho e reprodução social

Presencial

Aula 2 – Urbanização e questão agrária

Ambiente virtual

Aula 3 – Lutas sociais e movimentos populares

Ambiente virtual

Aula 4 – Acumulação de capital no setor saúde, a Reforma Sanitária e o SUS.

Ambiente virtual

Aula 5 – Trabalhadores em saúde: atenção à saúde e organização do processo de trabalho

Presencial

Trabalho final do aluno

Ambiente virtual

 

 

3 - Processo de seleção:

As 1.000 (mil) vagas ofertadas para estudantes de graduação da área da saúde serão distribuídas entre as IES nos estados.

O processo de seleção será descentralizado, segundo critérios de seleção definido pela IES, respeitado o número de vagas estabelecido para cada instituição. Entre as possibilidades de critério de seleção: a) as vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição ou; b) as vagas serão preenchidas segundo análise da carta de intenção (resposta à pergunta: qual a sua motivação para fazer este curso?). O critério de seleção deve ser informado por cada IES no Formulário de Cadastramento (anexa).

O estudante de graduação da área da saúde somente poderá se inscrever e concorrer a uma vaga em uma IES parceira.

O estudante de graduação da área da saúde deve estar matriculado em um dos cursos da IES parceira. Caso contrário, sua inscrição será invalidada.

Segundo interesse de cada IES será aceito inscrição de candidatos que não estejam cursando o ensino de graduação, tais como: participantes de projeto de extensão nas instituições parceiras, alunos de pós-graduação, profissionais da saúde e alunos dos cursos técnicos das Instituições Federais (antigos CEFETs). A oferta e o número de vagas disponíveis para candidatos não graduandos é definido por cada IES parceira, informado por meio do Formulário de Cadastramento (anexo). Ressaltamos que esses candidatos não concorrem com as 1.000 (mil) vagas oferecidas para os estudantes de graduação da área da saúde

As instruções para inscrição e o processo de seleção estarão disponíveis no site http://www.latic.uerj.br/fhpsaude/

Após a inscrição, será gerado um relatório para confirmação das informações e realização do processo de seleção pela IES parceira.

Inscrição: 01 de abril a 11 de maio de 2014.

Seleção: 12 a 27 de maio de 2014.

Divulgação da seleção: a partir de 03 de junho de 2014.

4 - Avaliação dos educandos:

A avaliação dos alunos será realizada por meio da frequência e participação nos momentos presenciais, do acompanhamento do acesso (frequência) ao ambiente virtual de aprendizagem, participação nos fóruns de discussão no AVA, nas atividades propostas pelo curso e pela apresentação de um trabalho final (O que e como aprendi?).

Além disso, cada aluno será avaliado pelas atividades realizadas no Curso, especialmente nas aulas presenciais, nos fóruns de discussão e no trabalho final. A avaliação será conceitual (Excelente, Bom, Regular, Insuficiente e não participou).

5 - Certificação dos alunos: 

Os concluintes do Curso receberão o certificado expedido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Conforme o interesse, cada IES também pode emitir um certificado próprio, a partir do registro do Curso como projeto de extensão em sua Instituição.

Para ser certificado, o aluno deve atender a todos os seguintes requisitos, necessariamente:

a) Ter no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência, tanto nos encontros presenciais quanto no acesso ao ambiente virtual de aprendizagem;

b) Participar dos fóruns de discussão online;

c) Apresentar o trabalho final.

 

6 - Produtos do Curso:

O desenvolvimento do Curso contribuirá para a construção de dois produtos:

1) A produção de um material sob a forma de publicação, integrando a série Cadernos de Educação Popular e Saúde da SGEP/MS;

2) A produção de material educativo sob a forma de uma página na internet de acesso livre com a íntegra do Curso para a formação histórica e política de estudantes universitários da área da saúde.

Assim, após o desenvolvimento do Curso será realizada oficina nacional para a construção desses produtos - projeto editorial sob a forma de uma publicação e uma página na internet. Nesse momento será realizada uma avaliação do Curso, incorporando as experiências de professores/mediadores, alunos participantes e pessoas de movimentos sociais implicados em sua construção e desenvolvimento.

Ambos os produtos - publicação e página na internet - têm como público-alvo os estudantes de graduação e profissionais das áreas da saúde.

 

7- Contato

As dúvidas e os esclarecimentos serão analisados pela Coordenação do Curso e podem ser enviadas para o endereço eletrônicocursofhp.saude.uerj@gmail.com.

Coordenação geral

Helena Leal David – helenalealdavid@gmail.com

José Augusto Pina – augusto@ensp.fiocruz

Equipe de Coordenação do Curso

Eduardo Navarro Stotz – eduardostotz@gmail.com

Helena Leal David – helenalealdavid@gmail.com

Ivo Aurelio Lima Junior -  ivolima1@gmail.com

José Augusto Pina – augusto@ensp.fiocruz

Laíra Vasconcellos – laira.vasconcellos@gmail.com

Leonardo Mattos – leovmattos@gmail.com

Lucas Bronzatto Silveira – lucasbs@gmail.com

Norhan Sumar – norhansumar@gmail.com

 

Equipe de professores das IES

UNIVERSIDADE/

/CAMPUS / UNIDADE

PROFESSORES

 

E-MAIL

 

ALAGOAS

Universidade Federal de Alagoas / Faculdade de Medicina – Núcleo de Saúde Pública / Laboratório de Educação Popular

Maria Edna Bezerra

medna.pc@gmail.com

Suely do Nascimento

 

BAHIA

Universidade Federal da Bahia / Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia / Bacharelado Interdisciplinar em Saúde

Carmem Fontes de Souza Teixeira

carment@ufba.br

Maria Constantina Caputo

mccaputo50@gmail.com

CEARÁ

Universidade do Estado do Ceará / Centro de Ciências da Saúde / Curso de Enfermagem

Maria Rocineide Ferreira

rocineideferreira@gmail.com

Lucilane Maria Sales da Silva

lucilanemaria@yahoo.com.br

Raimundo Augusto Martins Torres

augustomtorres70@gmail.com

DISTRITO FEDERAL

Escola Superior de Ciências da Saúde – Distrito Federal

Daniela Martins Machado

daniluzmartins@gmail.com

Osvaldo Peralta Bonetti

obonettibr@yahoo.com.br

GOIÁS

Universidade Federal de Goiás / Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Odontologia

 

Jacqueline Rodrigues de Lima

jlima_fen@yahoo.com.br

Maria Goretti Queiroz

mgorettiq@gmail.com

Normalene Sena de Oliveira

normalene.sena@gmail.com

Ivanilde Batista

iv_batista@yahoo.com.br

Cristiane Lopes Simão Lemos

cristianeprofessora@yahoo.com.br

MINAS GERAIS

Universidade Federal de Minas Gerais / Núcleo de Estudos Trabalho e Educação

 

Bruno Souza Bechara Maxta

bruno.bechara@gmail.com

Pablo Luiz de Oliveira Lima

plolima@fae.ufmg.br

Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi

tomasi@ufmg.br

Deise Luiza da Silva Ferraz

deiseluiza@face.ufmg.br

Maria Rosaria Barbato

mr_barbato@hotmail.it

Adilene Gonçalves Quaresma

adilenequaresma@gmail.com

Cristiano Costa de Carvalho

cristiano.carvalho@prof.una.br

Tulíola Almeida de Souza Lima

tuliolaa@gmail.com

Fernando Conde Veiga

conde78@ufmg.br

Raphaella Ferreira Morais

raphaellamorais@ufmg.br

Milene Lopes Costa

milenel@ufmg.br

PARAÍBA

Universidade Federal da Paraíba / Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários/ Coordenação de Educação Popular (COEP) / Centro de Ciências da Saúde-  Departamento de Promoção da Saúde; Departamento de Fisioterapia; Departamento de Fonoaudiologia; Departamento de Enfermagem  Clínica.

Pedro José Santos Carneiro Cruz

pedrojosecruzpb@yahoo.com.br

Dailton Alencar Lucas de Lacerda

dailtonlacerda@gmail.com

Adriana Maria Macedo de Almeida

dricamacedo25@hotmail.com

Anderson Rio Branco de Menezes

andersonriobranco@gmail.com

Erika Valeska da Costa Alves

erika.valeska@yahoo.com.br

Islany Costa Alencar

lany_alencar@hotmail.com

PERNAMBUCO

Universidade de Pernambuco / Núcleo Integrado de Saúde Coletiva

Evandro Alves Barbosa Filho

evealves85@yahoo.com.br

Itamar Lages

itamarlages@yahoo.com.br

Luiz Oscar Cardoso Ferreira

luizoscar@hotmail.com

Paulette Cavalcanti de Albuquerque

paulette.cavalcanti@gmail.com

Maria Bernadete de Cerqueira Antunes

bernadete.antunes@hotmail.com

Wanessa da Silva Gomes

wanessa_upe@yahoo.com.br

PIAUÍ

Universidade Federal do Piauí /Campus Senador Helvídio Nunes de Barros – Picos- PI / Bacharelado em  Enfermagem

Maria Alzete de Lima

alzetelima@yahoo.com.br

Ana Roberta Vilarouca da Silva

vilarouca@ufpi.edu.br

Luisa Helena de Oliveira Lima

ana.vilarouca@cnpq.br

Universidade Federal do Piauí / Campus Amílcar Ferreira Sobral – Floriano / Bacharelado em Enfermagem

Angelo Brito Rodrigues

gelobrito25@gmail.com

Universidade Federal do Piauí / Campus Ministro Reis Veloso – Parnaíba

Ana Ester Maria Melo Moreira

estermeloufpi@yahoo.com.br

Daniela Barros

danifbarros@bol.com.br

Universidade Federal do Piauí / Centro de Ciências da Saúde / Bacharelado em Medicina

Fábio Solon Tajra

fstajra@hotmail.com

José Ivo dos Santos Pedrosa

jivopedrosa@gmail.com

Universidade Federal do Piauí / Centro de Ciências da Saúde / Bacharelado em Odontologia

Otacílio Batista de Sousa Netto

 

otanetto@yahoo.com.br

 

RIO DE JANEIRO

Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Enfermagem

Helena Maria S. Leal David

helenalealdavid@gmail.com

Sonia Acioli

soacioli@gmail.com

Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Nutrição

Francisco Romão

fromao@terra.com.br

Luciana Maria Cerqueira Castro

lucastro@globo.com

Universidade Federal Fluminense / Instituto de Saúde da Comunidade / Departamento de Planejamento em Saúde; Departamento de Saúde e Sociedade

Aluisio Gomes da Silva Júnior

agsilvaj@gmail.com

agsilvajunior@id.uff.br

Cláudia March

cmarch38@gmail.com

Julio Alberto Wong Un

julio.wong.un@gmail.com

Márcia Guimarães de Mello Alves

marciagmalves@gmail.com

Faculdade Arthur Sá Earp Neto / Faculdade de Medicina

Adriana Papinutto

astpapinutto@hotmail.com

João Carlos de MirandA

joaomiranda@fmpfase.edu.br

Cláudia Carvalho Respeita da Mota

clauclaudinha@uol.com.br

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Campus Macaé)/ Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; Curso de Enfermagem e Obstetrícia; Curso de Nutrição

Amábela de Avelar Cordeiro

amabelacordeiro@macae.ufrj.bramabela@uol.com.br

Ana Eliza Port Lourenço

ana.eliza@macae.ufrj.br; aelourenco@gmail.com;

Inês Leoneza de Souza

inesleoneza@uol.com.br

Leila Brito Bergold

leilabergold@gmail.com;

Gustavo Arantes Camargo

gustavonhani@gmail.com
gustavocamargo@macae.ufrj.br

Tadeu Lessa da Costa

tadeulessa@yahoo.com.br

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Campus Fundão) / Instituto de Estudos em Saúde Coletiva e Faculdade de Medicina

Regina Helena Simões

regina@iesc.ufrj.br

Maria de Fátima Siliansky Andreazzi

siliansky@iesc.ufrj.br

Gabriel Schutz

gabriel@iesc.ufrj.br

Ines Gamarães

inespguimaraes@gmail.com

Universidade Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) / Curso Bacharel em Enfermagem

Cleide Gonçalo Rufino

cleide_rufino@oi.com.br

RIO GRANDE DO SUL

Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Escola de Enfermagem e Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva

Lisiane Boer Possa

lisibp@terra.com.br

Camilla Alexsandra Schneck

camilla.schneck@ufrgs.br

Stela Meneghe

stelameneghel@gmail.com

SANTA CATARINA

Universidade do Planalto Catarinense / Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós graduação / Curso de Enfermagem; Curso de Medicina; Curso de História.

Patrícia Alves de Souza

passpb@gmail.com

Camila Baccin José Batista

 

José Batista

rosajosebatista@gmail.com

Carlos Alberto Bertaiolli

bertaiolli.carlos@gmail.com

Universidade Federal de Santa Catarina / Centro de Ciências da Saúde / Departamento de Nutrição

 

Neila Maria Viçosa Machado

neila@ccs.ufsc.br

Vanessa de Bona Sartor

va0607@gmail.com

Douglas Francisco Kovaleski

douglas.kovaleski@gmail.com

Leandro Ribeiro Molina

le_rmolina@hotmail.com

Fernando Mendes Massignam

fmassignam@gmail.com

Marina Bastos Paimm

marinabastosp@gmail.com

Etel Matielo

etelmatielo@yahoo.com.br

Debora Previatti

deborapreviatti@yahoo.com.br

Juliana Gattino e Silva

juliagattinos@gmail.com

Universidade do Vale do Itajaí / Curso de Pós-Gradução em Saúde e Gestão do Trabalho

Marcos Aurélio Da Ros

ros@univali.br

Stella Maris Brum Lopes

stella@univali.br

Luiz Roberto Agea Cutolo

lucutolo@gmail.com

Maria Tereza Leopardi

 

Universidade Comunitária da Região de Chapecó / Programa de Mestrado em Políticas Sociais, Dinâmicas Regionais e em Ciências da Saúde; Curso de Psicologia; Curso de Enfermagem .

Ana Cristina Costa Lima

analima@unochapeco.edu.br

Maria Elisabeth Kleba da Silva

lkleba@unochapeco.edu.br

 

SÃO PAULO

Universidade de São Paulo (Campus Ribeirão Preto) / Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Maria do Carmo G. G. Caccia Bava

mcbava@fmrp.usp.br

Maria José Bistafa Pereira

zezebis@eerp.usp.br

Universidade de São Paulo (Campus São Paulo) / Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva

Nildo Viana

nildo@nildoviana.com

Cassia Baldini Soares

cassiaso@usp.br

Celia Maria Sivalli Campos

celiasiv@usp.br

Universidade Federal de São Carlos / Departamento de Metodologia de Ensino; Departamento de Medicina; Programa de Pós graducação em Educação; Departamento de Educação Física e Motricidade Humana; Unidade de Atendimento à criança.

Aida Victoria Garcia Montrone

montrone@ufscar.br

Aline Guerra Aquilante

aline@ufscar.br

Débora Monteiro do Amaral

de_ufscar03@yahoo.com.br

Fabiana Rodrigues de Sousa

fabianalhp@yahoo.com.br

Iraí Maria dos Campos Teixeira

iraimcteixeira@gmail.com

Luiz Gonçalves Junior

luiz@ufscar.br

Maurício Mendes Belmonte

mau_educa@yahoo.com.br

Maria Waldenez de Oliveira

waldenezoliveira@gmail.com

Rosa Maria Castilho Martins

rmcm.enf@gmail.com

Sara Ferreira Almeida

sarafalmeida@gmail.com

Flávia Carmo Ferreira

flaviaferreiraufscar@gmail.com

SERGIPE

Universidade Federal de Sergipe (Campus Lagarto) / Departamento de Educação em Saúde

Roberto Lacerda

robertosl3@hotmail.com

Rosiane Dantas Pacheco

rosidantas@hotmail.com

Ionara Magalhães

narafenix@yahoo.com.br

Marcia Schott

marciaschott@hotmail.com

Maria Angélica Gomes de Oliveira Rebelo

angélica.rebello@hotmail.com

Ana Elisa Corrêa Fernandes

anelisafernandes@ig.com.br

Universidade Federal de Sergipe/ Departamento de Serviço Social; Departamento de Medicina; Departamento de Terapia Ocupacional; Departamento de Farmácia; Departamento de Enfermagem; ANEPS; Pró-Reitoria de Extensão.

Maria Cecília TavaresLeite

mariacecilialeite2008@hotmail.com

Karen Emanuella Fernandes Bezerra

karenemanuella@gmail.com

Tulani Conceição da Silva Santos

tulanics@gmail.com

Simone Maria Leite Batista (ANEPS)

simonemariab@yahoo.com.br

Conceição Almeida

calmeida@infonet.com.br

Fábio Silva Souza

fabiosilvasouza@ig.com.br

Edney Vander Pacheco de Vasconcelos

edney.vasconcelos1971@gmail.com

Manuela Rodrigues da Silva

manuella.rodrygues@hotmail.com

 

Equipe do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação - UERJ - latic@latic.uerj.br

Coordenação Pedagógica

Marcia Taborda

Sheila Nunes

Alexsandra Barbosa

Rosana Carlos Vidal

Apoio Pedagógico

Renata Viana

Layane Felismino

Carolina Cortat

Rafaela Paiva

Apoio ao desenvolvimento

Mariana Cantini

Apoio Técnico

Leonardo Cavadas

Pedro Pegoraro

 

Identidade visual do Curso

Eduardo Gomes – eduardogomes@gmail.com


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Univesidade do Estado do Rio de Janeiro | LaTIC - Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação